Após denúncia sobre larvas em refeições, vereador pede investigação policial em Hospital gerido pela FUABC

Após denúncia sobre larvas em refeições, vereador pede investigação policial em Hospital gerido pela FUABC

Sindserv 28 anos (20)

marmita

A família de uma gestante internada no Hospital Nardini, em Mauá, denunciou a presença de larvas em refeições servidas à paciente. O hospital é gerenciado pela organização social Fundação do ABC, que por sua vez quarteiriza o serviço de fornecimento de refeições.

Segundo a denúncia, foram recebidas três marmitas com larvas entre os dias 20 e 23 de fevereiro. Também consta do relato, que a mulher teria contraído infecção hospitalar no período em que ficou internada, tendo em vista as condições ruins das instalações no local.

O caso repercutiu na Cidade e na Câmara vereadores se posicionaram, por meio de requerimentos, pedindo apuração rigorosa dos fatos.

O vereador Fernando Rubinelli foi um dos que apresentou requerimentos e solicita que o Delegado Titular de Polícia Civil do Município instaure inquérito policial para investigar o caso. A denúncia foi divulgado por jornais veiculadas da cidade no último dia 25/02.

De acordo com a reportagem, a paciente gestante teria sido servida com um prato de arroz, feijão, repolho e larvas.

O Jornal Nossa Cidade, de Mauá, recebeu áudios e fotos com relatos da situação no último dia 24. O denunciante não quis se identificar, mas relatou que já era a terceira vez que sua familiar havia recebido a refeição com problemas e diz não ter conseguido falar com ninguém da direção sobre a situação.

Segundo a Prefeitura, a responsabilidade do contrato é da Fundação ABC, que notificou a nutricionista e também investiga a situação.

O denunciante diz ainda que a paciente teria contraído infecção hospitalar no Nardini e dá a entender que a má conservação do hospital teria motivado o problema.

“Tentei achar os diretores ontem que fui lá para fazer uma reclamação com eles e nada, liguei hoje pra ver se alguém poderia me atender. O hospital está abandonado, não tem diretor nenhum pra tomar providência”, diz no áudio.

O requerimento apontado que trata-se de um “caso de polícia”e, por isso, compete à Polícia Civil agir, foi rejeitado. Outros dois requerimentos pedindo providências administrativas foram aprovados.

FUABC

A fundação do ABC é a mesma organização social que atua na UPA Central de Santos. Alvo de muitas críticas por conta da demora para atendimento, equipes reduzidas, falta de insumos, baixa resolutividade e suspeitas de negligência médicas.

A Prefeitura enviou à imprensa uma nota sobre o caso:

“Em apuração rigorosa, um caso isolado está sendo investigado, ocorrido com apenas um acompanhante de uma gestante, com infecção urinária não ligada ao fato. O ocorrido, ainda em apuração preliminar, foi documentado à nutricionista e plantonistas no dia 20/02. Nenhum outro caso foi relatado, e causou estranheza, o fato do acompanhante relatar, em áudio, que a mesma situação ocorreu três dias depois, pois não houve essa reincidência. O caso será investigado, pois foi identificado que o mesmo tipo de larva, típica de vegetais, não teria como se hospedar em duas refeições e cardápios distintos e que, segundo a empresa, não haveria possibilidade de sobreviver ao processo de cozimento em alta temperatura. Salientamos que a empresa, mantém um contrato com a Fundação do ABC, responsável pela gerência da saúde no município, para fornecimento de refeições ao Hospital Nardini, no valor aproximado de R$ 450 mil por mês, e que casos do tipo nunca foram relatados anteriormente. O contrato da Prefeitura com a empresa Real Food, trata de outro serviço prestado, no atendimento ao restaurante dos servidores públicos no paço municipal e que, jamais, algo similar aconteceu. Informamos que tomaremos as medidas contratuais necessárias e, tanto Prefeitura, como a empresa, abrirão processos internos e externos para apuração dos fatos. À população deixamos nossa mensagem de tranquilidade, pois em mais de 10 anos, é a primeira vez que, de maneira pontual e isolada, que algo desse sentido possa ter ocorrido e que, ainda estamos apurando para verificar a real veracidade dos fatos”.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.